acordo da previdência social brasil e japao

Tempo de leitura: 1 minuto

ACORDO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASIL E JAPÃO.

1 – Como pedir a aposentadoria brasileira residindo no Japão?

2 – Como pedir a aposentadoria japonesa residindo no Brasil?

Requerente residente no Japão —– aposentadoria brasileira

1 – O requerente deve dirigir-se ao Escritório de Pensão (Nenkin jimusho) mais próximo a sua residência e entregar o formulário de requerimento da aposentadoria brasileira.

2 – O Nenkin enviará o pedido diretamente ao INSS

3 – O INSS contatará o requerente via postal e enviará o pagamento da aposentadoria diretamente à conta bancária do beneficiário no Japão.

* Não há retenção de imposto de renda (25%) para o beneficiário residente no Japão. (desde que o pagamento do benefício seja recebido no Japão)

Requerente residente no Brasil —- aposentadoria japonesa

1 – Se o requerente residir no Brasil, poderá fazer o requerimento da aposentadoria japonesa em qualquer agência do INSS – informando que se trata do “Acordo”.

A Agência da Previdência Social de Atendimento Acordos Internacionais – São Paulo APSAISP, é a responsável pelo atendimento ao Acordo Brasil/Japão e está localizada na Rua Santa Cruz, 747, 1º Subsolo, Vila Mariana – São Paulo (SP) – CEP 04.121-000

2 – O INSS enviará o pedido diretamente ao Nenkin

3 – O Nenkin contatará o requerente via postal e enviará o pagamento da aposentadoria diretamente à conta bancária do beneficiário no Brasil.

** Formulários
Link para download dos formulários para o requerimento da(s) aposentadoria(s):

http://www.previdencia.gov.br/…/for…/formulrios-brasil-japo/